Li recentemente o livro "Governança de TI - Tecnologia da Informação", de Peter Weill e Jeanne Ross, dois pesquisadores do MIT, importante Universidade americana. O livro é muito bom, e como a traduação foi feita por Tereza Carvalho, gente que entende da matéria, não houve perda singificativa no processo.
Weill e Ross definem bem o que é governança, e propõe um framework para implementar a governança em uma ogranização, de qualquer tipo. Destacam cinco principais decisões que as organizações precisam tomar na área de TI, e elencam as principais estruturas de decisão que podem ser utilizadas em conjunto.
Fica claro que decisão de TI não pode mais estar restrita à área de TI, mas deve ser compartilhada com os executivos e principlamente com a alta administração. Alegar justificativas tecnicistas para manter as decisões no âmbito da TI já não cola mais.
Os pesquisadores fizeram um belo trabalho de pesquisa, trazendo diversos casos reais e utilizando os resutlados de seu trabalho para escrever o livro.
Então, fica a minha sugestão para ler o livro, e uma frase dos autores para nos fazer pensar: "Extrair maior valor da TI raramente é uma questão de trabalhar com mais afinco ou por mais tempo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário